Gestão

Estrutura de Gestão

A estrutura de gestão do Instituto Pacs é descentralizada, participativa e transparente, com a intenção de desenvolver um sistema não hierárquico de atribuição de responsabilidades. Para fortalecer a participação de seus membros, o Pacs criou espaços ampliados, o que favorece a autogestão e contribui para uma maior convergência e sinergia entre projetos, administração e equipe.

Neste sentido, desde março de 2018, o Pacs tem se estruturado a partir de uma Coordenação Colegiada formada por três mulheres, que compartilham o trabalho de coordenação de projetos, do setor administrativo-financeiro, da equipe técnica, do setor de comunicação, e das parcerias e articulações políticas; seguindo na construção do Instituto como um espaço político amplo e com memórias valiosas. No cotidiano, adota a dinâmica de reuniões semanais de coordenação, de equipe técnica e do setor administrativo-financeiro, permitindo que as decisões estejam apoiadas no princípio do diálogo e da horizontalidade.

Além disso, o Instituto Pacs possui com um Conselho de Gestão em que estão presentes o presidente Marcos Arruda, a vice-presidente Sandra Quintela, e sócios-colaboradores para consultas e diálogos que demandem aprofundamento, contando com olhares daqueles que ao longo dos 30 anos construíram a história da instituição. E, ainda, com a finalidade de trazer as pautas do Pacs em debate e discutir os rumos a serem tomados diante de determinados contextos políticos, o Instituto Pacs reúne, na instância de Espaço Circular, além de toda a equipe, 27 sócios, ao menos quatro vezes ao ano.