Instituto Pacs lança publicação sobre histórias de vida no entorno da Baía de Sepetiba

No próximo dia 19/12, quarta-feira, a partir das 17h30, o Instituto Pacs lança a publicação Vidas Atingidas – histórias coletivas de luta na Baía de Sepetiba. O livro reúne perfis de moradoras e moradores dos bairros de Sepetiba e Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. As histórias remontam à memória coletiva destes territórios marcados pela presença de portos, indústrias pesadas, siderúrgicas e  especulação imobiliária.

“A baía que ninguém vê, longe da “cidade”, é morada e vida de muita gente que disputa espaço com os tais megaprojetos de desenvolvimento no Rio de Janeiro. São essas vidas atingidas as protagonistas do livro”, diz trecho da apresentação.

A publicação marca duas décadas de atuação do Instituto Pacs na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A partir do olhar crítico e do fortalecimento das resistências dos territórios que compõem essa macrorregião da cidade, o Pacs vem produzindo pesquisas, relatórios, cartilhas, vídeos e diversos outros materiais de educação popular que expõem as violações de direitos e os impactos socioambientais causados pelos chamados megaprojetos e megaeventos.

O lançamento acontece em um evento gratuito no Armazém do Campo, espaço mantido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no centro do Rio de Janeiro, no dia 19/12, quarta-feira, a partir das 17h30. Haverá roda de conversa com as/os entrevistados/as e a equipe que esteve envolvida na publicação, além da distribuição de exemplares.

A publicação

O livro de 72 páginas traz textos de Janaína Pinto, Iara Moura, Marina Praça e Ana Marcela e fotos de Anette Alencar. A edição bilíngue (Português – Espanhol) estará disponível após o lançamento em versão impressa e online.

Serviço

Lançamento Vidas Atingidas – histórias coletivas de luta na Baía de Sepetiba

Data: 19/12, quarta-feira, às 17h30
Local: Armazém do Campo – Av. Mem de Sá, 135 – Centro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*