Mulheres da Rede Carioca de Agricultura Urbana convocam para ação pública

por Comunicação Pacs

As integrantes da Roda de Mulheres da Rede Carioca de Agricultura Urbana (RedeCAU) convocam para uma ação pública de apresentação do diagnóstico sobre as vidas das mulheres que produzem agroecologia. O diagnóstico foi elaborado pelas mulheres da Roda durante o ano. A apresentação ocorre na sede da Fiocruz-Mata Atlântica, na Colônia Juliano Moreira na próxima quarta (18/10), das 10h às 13h30.

Participam da atividade Saney Souza, representante do movimento de mulheres no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-Rio), Aline Lima, do GT mulheres da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e educadora popular do Instituto Pacs, e Rita Lima, agricultora urbana e bolsista do projeto Fiocruz/Mata Atlântica. A atividade de apresentação do diagnóstico integra a programação da Semana de Alimentação Carioca, que acontece de 16 a 20 de outubro, no Rio [confira a programação completa abaixo].

Outra atividade importante no contexto da semana alusiva às questões da Alimentação será o debate público “Política Municipal de Agricultura Urbana”, organizado pela Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Agricultura Urbana. O debate será realizado no dia 19 de outubro (quinta), às 10h, na Câmara Municipal.

 

Sobre a RedeCAU

A RedeCAU vem se organizando em torno da pauta da Agricultura Urbana e Agroecologia, com o objetivo de debater e fortalecer as alternativas construídas, especialmente na Zona Oeste. Ao apostar nesse protagonismo, o Instituto Pacs tem apoiado a realização de caravanas, mutirões e encontros, a fim de tornar mais sólida a criação de redes entre mulheres da cidade. As atividades contam com o apoio do Instituto Rio.

Aline Lima, educadora popular do Instituto Pacs, explica que o objetivo do diagnóstico é destacar o papel da agricultura urbana e da produção agroecológica realizada pelas mulheres na luta pela alimentação saudável e saúde coletiva na Zona Oeste do Rio. “No momento em que a Semana de Alimentação discute o Programa Nacional de Alimentação Escolar, nada mais oportuno do que dar visibilidade ao trabalho feito pelas mulheres nos quintais da cidade do Rio”, explica Aline.

 

Sobre a Semana da Alimentação Carioca

De 16 a 20 de outubro, o Consea-Rio promove a Semana da Alimentação Carioca, para marcar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). O tema das discussões deste ano é “Agricultura Familiar e o Programa de Alimentação Escolar.

A legislação obriga que a alimentação escolar tenha um mínimo de 30% comprados da agricultura familiar. A programação no Rio busca refletir, divulgar e ampliar a discussão sobre os avanços e desafios para as aquisições institucionais diretamente da agricultura familiar e de suas organizações.

A programação será aberta na segunda-feira (16), no térreo da prefeitura, a partir das 10 horas, com o “Café na Roça – A Roça na Cidade”, uma feira com produtos alimentícios da agricultura familiar. Em seguida haverá roda de conversa com participantes do evento.

Fonte: Consea-Rio e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Saiba mais no evento no Facebook: 

https://www.facebook.com/events/1484012821705920/?acontext=%7B%22action_history%22%3A%22[%7B%5C%22surface%5C%22%3A%5C%22page%5C%22%2C%5C%22mechanism%5C%22%3A%5C%22page_upcoming_events_card%5C%22%2C%5C%22extra_data%5C%22%3A[]%7D]%22%2C%22has_source%22%3Atrue%7D

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*