Pacs recebe visita de jovens da Áustria

O Instituto Pacs recebeu nesta terça-feira (22/08) a visita de jovens austríacos e brasileiros integrantes da iniciativa “Trilhas em Favor da Vida”, promovida pela organização Cajueiro – Centro de formação, assessoria e pesquisa em juventude. A ação é realizada em parceria com a DKA Áustria, apoiadora institucional do trabalho do Instituto.

Os jovens foram recebidos pela coordenadora-geral do Pacs, Sandra Quintela, que partilhou uma manhã de análise de conjuntura sobre a situação local e nacional. Os visitantes ficaram impactados com a realidade da cidade militarizada no contexto pós-Olimpíadas e tiraram dúvidas sobre diversos temas relacionados ao Brasil, especialmente a violência contra as mulheres.

À tarde, os jovens conheceram a Vila Autódromo, na zona oeste da cidade, onde tiveram contato com a história de resistência da comunidade e compreenderam melhor os impactos dos megaeventos no cotidiano de moradores e moradoras.

“Isso tinha que parar. A Olimpíada tinha que ser feita num país desenvolvido e todo ano acontecer no mesmo lugar, como numa Disneylândia”, sugeriu Luiz Cláudio, morador da Vila, que conduziu os jovens na visita de campo. Ainda de acordo com Luiz, o Rio ainda levará anos para se recuperar dos efeitos dos megaeventos.

Confira as fotos da visita:

WhatsApp Image 2017-08-25 at 17.47.03 (4)

Trilhas em Favor da Vida

O projeto é uma promoção da organização Cajueiro, de Goiânia (GO), e objetiva permitir aos jovens estrangeiros conhecer as experiências transformadoras de organizações de base  comunitária  no Brasil, através  do  turismo  comunitário  de  voluntariado,  por meio de vivências nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Os intercâmbios têm como intuito estimular a troca de  experiências,  capacitando  as pessoas  envolvidas  a  assumir  em  suas  comunidades  a  direção  de  seus próprios  processos  de  desenvolvimento  mediante  a  identificação,  concepção,  implementação  e avaliação  de  soluções.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*