Reportagem expõe relação entre dívida pública e megaeventos

Reportagens da TVT e da Rede Brasil Atual expuseram a relação entre megaeventos e dívida pública no Rio, a partir dos dados destacados na publicação “Nossos Recursos Concentrados nas mãos de poucos“, lançado recentemente pelo Instituto Pacs.

“A gente vive essa situação de total descompasso entre a renda da população, os serviços que são oferecidos e as tarifas (dos transportes) que são cobradas. Esses megaeventos esportivos vêm como uma nave espacial. Primeiro essa nave desce e não considera o território onde aterrissou. Os megaeventos geram um custo absurdo e uma destruição enorme, não vamos esquecer das 65 mil famílias que foram removidas em nome da Copa do Mundo e das Olimpíadas do Rio de Janeiro”, explicou, na entrevista, Sandra Quintela, coordenadora-geral do Instituto Pacs.

A matéria da repórter Viviane Nascimento destaca o dado de que houve um crescimento de 330% da dívida pública na cidade, que passou de R$ 7,6 bilhões, em 2006, para R$ 17,7 bilhões em 2015. “Estamos extremamente endividados, tanto no município quanto no estado, este de maneira calamitosa. Os servidores estão sem receber e a previdência estadual está sob risco”, alerta Sandra.

Assista à reportagem completa aqui:

Como funciona o mecanismo da dívida

A receita é antiga. O Estado se endivida para transferir recursos públicas para a iniciativa privada, a quem cabe tocar caríssimas obras, geralmente envolvidas em esquemas de propina e aditivos de contratos. Endividada, a Prefeitura precisa de mais dinheiro, e a saída apontada é contrair mais dívida. E a fatura, não se enganem, chega para todos nós, que pagamos em impostos e tributos. Daí se explica a ânsia do atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella, em rever isenções e descontos do IPTU, em reajustes que, se aprovados, começam a valer já em 2018.

Lançamento

No próximo dia 31/07 o Instituto Pacs vai lançar a publicação “Rio Olímpico: qual o legado um ano depois dos Jogos?”, com mais informações sobre dívida e demais temas ligados ao questionado legado olímpico. Mais informações sobre o lançamento serão divulgadas em breve.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*