Leia os boletins da Militância Investigativa

Desde 2015 o Pacs se organiza junto a mulheres moradores a atuantes na Zona Oeste do Rio de Janeiro num processo de pesquisa militante. No meio desse processo de denúncias e anúncios coletivos, até o nome do grupo se inverteu, se reinventou, ganhou novo sentido. Por que não falar de Militância Investigativa? Foi daí que chegamos ao afirmativo e diminutivo carinhoso ‘Militiva’.

Somos mulheres de diversas idades, origens e profissões. Moradoras e militantes na Zona Oeste do Rio de Janeiro, território donde brotam muitas resistências em resposta às ameaças impostas pelo capital e pelo Estado em nome de um modelo de desenvolvimento que explora e esgota o bem comum e a nossos trabalhos, vidas e corpos.
Nesta região da cidade, estão presentes conflitos de tantas ordens que sentíamos necessidade de construir ferramentas e olhares de nós mulheres, feministas, sobre estas realidades que tem implicações diretas na nossa vida cotidiana.
Por meio de práticas e reflexões conjuntas nos reunimos com o intuito de mapear os conflitos socioambientais e as alternativas insurgentes nos nossos territórios. Destacamos e defendemos o protagonismo das mulheres nos espaços de luta e de pesquisa, espaços esses, que, para nós, são confluentes como as águas, que ganham força quando se encontram.

boletim Militiva1 Boletim Militiva2 boletim Militiva3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =


*