Especialistas debatem o caso TKCSA na Rádio Livre 1440 Hz, AM, nesta sexta-feira, 9h. Não perca!

Nesta sexta-feira, 04 de Abril de 2014, o polêmico caso TKCSA será debatido no programa Faixa Livre, da Rádio Livre. A “siderúrgica-problema” de Santa Cruz, Rio de Janeiro, é acusada de causar sérios problemas à saúde da população local, além de impactos ao meio ambiente, à pesca e a outras atividades tradicionais da região.

A TKCSA, formada por uma joint-venture entre a alemã ThyssenKrupp e a brasileira Vale, já recebeu mais de R$ bilhões em recursos públicos, dentre empréstimos do BNDES, isenções fiscais e outros benefícios.

Clique para acessar e ouvir o Programa Faixa Livre

A empresa segue em funcionamento, desde Junho de 2010, mesmo sem obter a licença de operação dos órgãos ambientais responsáveis, sob amparo de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a siderúrgica e a secretaria de ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Só que agora, o próprio TAC também está prestes a vencer e a empresa manobra para conseguir sua licença, mesmo  sem ter comprido as exigências legais e nem ter resolvido as emissões de “chuva de prata” que afetam a população em seu entorno.

Os convidados do programa serão o engenheiro Alexandre Pessoa, da Fiocruz, e as economistas Karina Kato e Sandra Quintela, do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Os três especialistas fazem parte da Campanha PARE TKCSA e acompanham o caso desde seu início. Eles explicarão à sociedade brasileira porque a TKCSA “não é legal”e, portanto, os motivos pelos quais não pode receber a licença de operação.

O Programa Faixa Livre é apresentado por Paulo Passarinho e começa as 9h da manhã na Rádio Livre (1440Hz – AM). Também é possível ouvir pela internet, no endereço eletrônico da rádio é:  http://www.radiolivream.com.br

 

coverFB_paretkcsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*